Visite também

contador de visitas

Contador de visitas
Grupo 5 (1) videos (1)

Coluna: Valéria

Como o próprio nome já diz, o Protocolo de Kyoto foi assinado em Kyoto(Japão), em 1997.

O documento estabelece aos países industrializados a redução das emissões de dióxido de carbono(CO₂, gás carbônico)e outros gases do efeito estufa(gases que comtribuem para o aquecimento global), ou seja, o protocolo impõe uma meta de redução desses gases na atmosfera.

Apenas nações ricas são obrigadas a reduzir suas emissões, as outras (em desenvolvimento) como o Brasil, China e Índia, embora sejam grandes poluentes, podem participar do acordo, mas não são obrigados a nada.

Isso não significa que elas não devem se importar; pelo contrário, o mundo inteiro tem responsabilidade no combate ao aquecimento global, mas a idéia é que os países que mais lançaram gases na atmosfera tem maior obrigação de reduzir as emissões.

Aqueles que conseguirem um resultado satisfatório, receberão os chamados "Créditos de Carbono", que valem dinheiro.

O Brasil embora não tenha muitos deveres no acordo, só sai ganhando com esse protocolo,pois qualquer projeto elaborado aqui com a finalidade de diminuir o efeito estufa pode se transformar em crédito carbono.Se por algum acaso não conseguir ou tiver dificuldade de atingir a meta, ele poderá comprar esse crédito do Brasil.

O álcool da cana-de-açúcar polui menos que os combustíveis fósseis (gasolina,diesel) e é um substituto dos combustíveis provenientes do petróleo (o Brasil é um grande produtor de álcool); além disso nosso país possui grandes projetos de reflorestamento aumentando a quantidade de árvores que absorvem o dióxido de carbono.

O documento conta com a participação de centenas de países; porém, infelizmente, o sucesso do acordo não é total, pois os Estados Unidos (maior emissor de gases estufa na atmosfera) recusa-se a assinar o documento, bem como alguns outros países, como a Austrália.


O ex-presidente americano George W. Bush alegava que não existem provas suficientes que liguem o aquecimento global à poluição e além disso, ele dizia que a economia do seu país seria Prejudicada, já que são dependentes de combustíveis fósseis(o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis contribuem para a emissão desses gases no ar).

Em vez de diminuir as emissões, os EUA optaram por desenvolver tecnologias menos poluentes.

Protocolo de Kyoto e Aquecimento Global são duas coisas que andam juntas, é impossível falar de um sem citar o outro.

O protocolo foi criado justamente para impedir que o aquecimento cresça e prejudique cada vez mais o planeta e seus habitantes.


Cronologia

Em 1988 em Toronto(Canadá), ocorreu a 1ª reunião entre governantes e cientistas sobre as mudanças climáticas. Esta reunião descreveu os tristes impactos que tais mudanças causam ao nosso planeta. Dois anos depois, o IPCC imforma e adverte sobre a importância de reduzir a emissão do principal gás do efeito estufa(CO₂ - Dioxido de Carbono). Em 1995, o IPCC novamente faz um alerta aos cientistas comunicando que os primeiros sinais das mudanças climáticas já são evidentes. No ano de 1997, é assinado o Protocolo de Kyoto e em abril de 1998, o Brasil assina o Documento.

Coluna: Valéria

Como o próprio nome já diz, o Protocolo de Kyoto foi assinado em Kyoto(Japão), em 1997.

O documento estabelece aos países industrializados a redução das emissões de dióxido de carbono(CO₂, gás carbônico)e outros gases do efeito estufa(gases que comtribuem para o aquecimento global), ou seja, o protocolo impõe uma meta de redução desses gases na atmosfera.

O Brasil, China e Índia, embora sejam grandes poluentes, podem participar do acordo, mas não são obrigados a nada.

Isso não significa que elas não devem se importar; pelo contrário, o mundo inteiro tem responsabilidade no combate...
Leia mais...

Grupo 5